terça-feira, 3 de maio de 2011

Entrevista com Prefeita Milena Bargieri



ILP - Como a primeira mulher eleita Prefeita em Peruíbe, como a senhora avalia a importância de uma mulher a frente do governo municipal? Qual a sua avaliação sobre a atuação da mulher na sociedade atual?

Prefeita Milena Bargieri - Ver o avanço da mulher no Brasil e em vários lugares do mundo demonstra que a igualdade e a democracia tem-se tornado valores inerentes da nossa sociedade. Sabemos que há ainda um longo espaço a percorrer e alcançar, contudo, as mulheres são exemplo de superação e determinação.

ILP - As mulheres são as principais vítimas da violência doméstica no país, como prefeita e advogada, quais as suas propostas para mudar essa situação? A Lei Maria da Penha tem sido eficaz no combate à violência contra as mulheres?


MB - Eu acredito e levanto a Bandeira da Educação, ao meu ver único caminho transformador das pessoas e conseqüentemente, da sociedade. Investir em educação de qualidade garantirá que em alguns anos teremos uma sociedade mais livre, justa e igualitária.
Quanto a questão da lei “Maria da penha”, acredito que foi um avanço, mas certamente não resolverá um problema cultural e educacional. É necessário mexer com valores, por isso insisto que o grande caminho é a Educação, valorizando também a religião.


ILP - Em sua opinião o que as mulheres precisam fazer para fortalecer os seus direitos, assegurando que independente de classe social possam exercer plenamente a cidadania e vivam com dignidade?
MB-A melhor forma de valorizar o Direito da mulher é que inicialmente cada uma se valorize pelo que é, ser humano capaz e cheio de vitalidade. Auto-estima elevada, concientização, valorização, garra e determinação são valores fundamentais a qualquer pessoa, seja homem ou mulher.

ILP - Quais tem sido as ações de seu governo voltadas ao fortalecimento da dignidade e visando assegurar os direitos e a plena cidadania da mulher na cidade?

MB - as grandes ações estão voltadas a área da educação, geração de renda, saúde, habitação e obras. Acredito que o ser humano ´´e complexo e para que tenha auto estima elevada e seja saudável, precisa ter oportunidades, é para isso que estamos trabalhando incansavelmente.

ILP - Por fim, pedimos a sua opinião sobre a criação do Sistema Integrado de Comunicação e Immprensa de Peruíbe, o qual atuará por meio de vários veículos buscando prestar um serviço à população da cidade?

MB - Entendo que todo meio de comunicação tem valor inestimável, pois, retrata a voz popular e leva informação. Fico feliz de Peruíbe dar mais esse passo rumo ao desenvolvimento econômico e social. Estou a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário